Intolerância Religiosa

imagem_4302_381É possível considerar a intolerância religiosa como um atraso para sociedade brasileira. Ultimamente tem acontecido casos de violência e desrespeito ligados à religião em todo território nacional. Acredita-se que isso não ocorra somente como uma forma de violência gratuita, mas também como um espelho da educação desses agressores.

O Brasil é considerado um dos países mais miscigenados do mundo, portanto, possui influências de outros povos e culturas. Sendo assim, com essa união seria esperada a construção de uma sociedade multicultural onde qualquer tipo de prática religiosa deveria ser respeitada por todos e cultivada pelos adeptos.

Atualmente existem inúmeras religiões e milhares de fiéis a fim de exercer seus direitos de escolha e liberdade através de suas crenças. Entretanto, inevitavelmente essas serão reproduzidas e por vez discutidas socialmente, o que pode gerar desentendimentos, preconceitos e alguma forma de violência.

Segundo Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, portanto, sabe-se que onde a escola não é valorizada o povo se torna intolerante, ignorante e violento. A falha no ensino – tanto primário pela família, quanto o secundário pela escola – pode justificar o atraso principalmente em questões interpessoais na maioria dos agressores que iniciam com uma piada inocente, evoluem para a discriminação e por fim partem para a violência psicológica e/ou física.

Com isso, cabe ao governo investir, juntamente com as escolas, em ações de conscientização através de palestras com a população. O objetivo dessa interação seria demonstrar a importância da educação, do respeito e da tolerância, pois essas são as armas fundamentais nas lutas para colher mudanças positivas esperadas para um mundo justo e consciente.

4 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s